09 setembro 2009

CONTABILIDADE UMA PROFISSÃO EMPOLGANTE


A profissão contábil registra, atualmente, conforme o Conselho Federal de Contabilidade, 334.158 profissionais (incluindo os Técnicos de Contabilidade) e 63.358 empresas de serviços contábeis. Possui uma estrutura de representatividade que abrange, além do sistema CFC/CRCs, uma federação nacional de empresas de serviços contábeis, oito sindicais e associativas, de contabilistas e de empresas de serviços contábeis. Além dessa organização, existem, no Brasil, cerca de 750 Faculdades de Ciências Contábeis, com mais de 250.000 estudantes, os futuros profissionais de Contabilidade. Estima-se hoje 20 milhões de negócios (5 milhões regularizados + 15 milhões informais). Nesta base existe, em média, sessenta empresas para cada contabilista (técnico + contador) ou cento e trinta e cinco empresas para cada contador (bacharel em Ciências Contábeis).

3 comentários:

  1. A contabilidade é muito empolgante e importante!!! Ontem mesmo li uma explicação que achei muito legal... a Contabilidade tem para a empresa a mesma importância do plano de vôo para um piloto. Pilotar uma aeronave, independente do seu tamanho ou dos recursos aeroviários sem fazer plano de vôo, corre-se o risco de pouso forçado a qualquer momento e lugar; de conseqüências imprevisíveis, podendo implicar apenas um grande susto aos passageiros, como também, a total destruição da aeronave, com a morte de todos. Essa analogia pode ser feita da importância da Contabilidade para as empresas...
    Estão, ou melhor, estamos no rumo certo meninas...

    ResponderExcluir
  2. dada a responsabilidade acima, os contadores agem integralmente quando estão envolvidos diretamente nas atividades da empresa, como sócios ou acionistas por exemplo??

    ResponderExcluir
  3. Não precisa ser necessariamente como sócio ou como acionista, mas o trabalho exigido pelo contador envolve muitos sigilos e podem ser apenas funcionários!

    ResponderExcluir