04 setembro 2009

CONTROLLER

O perfil e o papel do Controller, uma função eminentemente contábil, porém, com profundo conhecimento em administração, pois assim exige seu cargo e sua função dentro das empresas. Função esta que auxilia os tomadores de decisões das organizações, como também influencia na mudança de estrutura da empresa, desde o chão de fabrica até a sociedade na qual essa organização esta inserida. Os estudos e considerações deste artigo, passa pela conceituação de Contabilidade, Administração e Controladoria. Para que se possa ter uma idéia da dimensão da responsabilidade do Controller, pois alem de analise e interpretação de informações contábeis, devem essas ser transformadas em objetivos de eficiência e eficácia dentro das organizações, usando a administração para direcionar a empresa a alcançar tais objetivos e metas. A controladoria seria então a correlação entre a contabilidade e a administração para se alcançar às metas e objetivos propostos. È dentro dessa área da Controladoria que esta o nosso foco “O Controller”, que é a pessoa chave na empresa que terá que ter uma interação ampla com os vários departamentos da organização na busca dos melhores resultados. Por fim, veremos que o Controller é a coesão do Contador e do Administrador, que tem por objetivo reduzir custos e maximizar os lucros, usando as práticas contábeis, aliada às formas de gerenciamento administrativas.

4 comentários:

  1. muito obrigado pelo esclarecimento sobre esse função chave dentro das empresas
    obson ricardo
    obsonricardo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. To pensando em ser controller!mais sera que tem muitas vagas de emprego?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também estou com medo ! cidade pequena sempre tem esses problemas.. será que terá chances de sermos controller e ter vagas para nós ?

      Excluir
    2. Olá anônimo. Todos nós temos essas dúvidas, objeções e medos quanto a nosso futuro profissional. Controller é uma função/cargo. Não vise fazer contabilidade ou administração porque você quer ser controller, primeiro pense se é essa area mesmo que você quer. Depois se é isso mesmo se inteire mais sobre essa função. Digo mais: Tem mercado pra todo mundo. Claro em cidade pequena (Rural, interior.. etc) Na certa será difícil arrumar um emprego, principalmente um bom emprego ou então essa função (mais difícil ainda). Fique despreocupado quanto a isso. Se você quer ciências administrativas ou contábeis mesmo corra atrás, vale a pena, também quero fazer isso. Goste do que você estiver fazendo ou vá fazer. Depois de ter feito um curso, e estar trabalhando aí sim você pode dizer '' Eu faço o que gosto'' logo ''Gosto do que faço''. Carreira você desenvolve. Você corre atrás. E se tiver focado, com o objetivo de crescer, com motivação você vai longe, você lava a boa. Sempre começamos de baixo e crescemos aos poucos, exemplo disso é começarmos estagiários, trainees e subir a gerente, diretores, CEO's, controllers.. enfim topo de carreira, Senior, master senior.Executivos. Claro temos que FAZER para MERECER. Foque seus objetivos e corra atrás deles. Se você fizer ADM porquê não continuar estudando? né? você pode fazer mestrado. E mestre em ADM é bem mais remunerado que um graduado. Mas tem que fazer valer o diploma de mestre, se é mestre tem que chegar lá na empresa, instituição. Bombando. E depois também pode fazer contábeis que também é super interessante. Aí você terá 2 profissões e garantirá conhecimento e informação para aí praticar e subir na vida. Valendo é claro da humildade. Mas antes pense: ''Eu gosto mais de mecher com gente?'' ( ADM ) ou com papeis ? ( Contábeis ) é mais ou menos. ADM cuida de uma instituição, dos seus funcionários, da parte física, Rh etc.. alias ADM tem vários campos administrativos. Recomendo se você quiser seguir fazer também Inglês que é pra tentar vagas de trainee. É isso aí.. essas são minhas dicas. ;)

      Excluir